LBN

Análise da Qualidade do Ar Climatizado

Com experiência comprovada, o laboratório LBN Análises realiza o serviço de Análise da Qualidade do Ar Climatizado, utilizando equipamentos de alta tecnologia, sem a necessidade de energização por cabos e com baixo nível de ruído, proporcionando menos incômodo aos ocupantes do ambiente avaliado.

A LBN Análises é acreditada pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro de acordo com a ISO 17025:2017 para os parâmetros:

  • Dióxido de Carbono
  • Temperatura, Umidade e Velocidade do ar;
  • Contagem e Identificação de fungos patogênicos e toxigênicos;
  • Amostragem;

Consulte aqui nosso escopo de acreditação.

Nossos Assistentes Técnicos de Coleta são registrados em Conselho de Classe, além de possuírem treinamento NR 35 para trabalhos em altura com objetivo de proporcionar um serviço com segurança.

 

Minha empresa é obrigada a realizar Análise de Ar?

A Lei 13.589/2018 e a Re 09, 2003 – Anvisa, aplicam-se a aos ambientes climatizados de uso público e coletivo já existentes e aqueles a serem instalados. Ela complementa a PORTARIA Nº 3.523, DE 28 DE AGOSTO DE 1998 que estabelece os critérios para manutenção de sistemas climatizados.

Para empresas que operam com capacidade de climatização acima de 60.000 BTUs é necessário a criação do Plano de Manutenção Operação e Controle (PMOC), mantendo um responsável técnico para realização deste controle e deverá solicitar a Análise da Qualidade do Ar climatizado SEMESTRALMENTE.

Mesmo as empresas que não possuem a soma de 60 mil BTUs de carga térmica de seus aparelhos, recomenda-se realizar a Análise da Qualidade do Ar Climatizado, evitando assim problemas relacionados a saúde que a falta de manutenção dos aparelhos e a troca de ar pode oferecer a seus ocupantes.

Para ambientes específicos que necessitem de filtros especiais tais como processos produtivos, instalações hospitalares e outros, deve-se atender a normas específicas.

Quais os parâmetros são avaliados na Análise do Ar Climatizado?

São avaliados:

1- Pesquisa e contagem de fungos  – Atentando que é inaceitável a presença de fungos patogênicos e toxigênicos

2- Dióxido de carbono – Para avaliar se o sistema é capaz de realizar a renovação do ar.

3- Determinação de temperatura, umidade e velocidade do ar – Assegurando o conforto térmico dos ocupantes.

4- Aerodispersóides totais – Poeira total

Qual é o número de amostra necessária para Análise de Ar Climatizado?

O número de amostras segundo a Resolução RE 09 é definida com base na área climatizada construída conforme tabela abaixo:

Área climatizada construída em m2Número de amostras necessária
Até 1.0001
1.000 a 2.0003
2.000 a 3.0005
3.000 a 5.0008
5.000 a 10.00012
10.000 a 15.00015
15.000 a 20.00018
20.000 a 30.00021
Acima de 30.00025

Com qual periodicidade deve-se realizar as Análises do Ar?

A resolução determina que a análise da qualidade do ar seja realizada semestralmente e recomenda-se divulgar aos ocupantes do ambiente climatizado, os procedimentos e resultados das atividades de análise de ar. Nosso serviço de análise de ar climatizado está incluso o certificado de avaliação com validade de seis meses que poderá ser divulgado a seus colaboradores na fixação em murais.

Entenda de quem é a responsabilidade técnica pela Análise de Ar

Apesar de a resolução RE 09 especificar no seu penúltimo parágrafo que a responsabilidade técnica para exercer as atividades de análise de ar deve ser de um profissional de nível superior com habilitação na área de química e biologia, algumas empresas estão comercializando estes relatórios sem a assinatura dos dois responsáveis técnicos. Nessas condições a análise de ar poderá ser invalidada segundo informações da Vigilância em Saúde do Trabalhador da COVISA.  Leia aqui a matéria completa que saiu na edição n. 318 da revista ABRAVA (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento.) que esclarece o assunto.

Onde encontro mais assuntos sobre Análise de Ar Climatizado?

Entre em contato e esclareça suas dúvidas.

Acesse nosso blog na categoria qualidade do ar para mais outras  informações sobre o assunto. Você poderá encontrar  conteúdo em Inglês acessando a página do United States Environmental Protection Agency sobre qualidade do ar

Entre em contato e solicite um orçamento!