Avaliação de Ar Comprimido – Uso geral, Respirável Grau D e Medicinal

A LBN Análises pode auxiliá-lo na avaliação do Ar Comprimido, zelando pela saúde de seus colaboradores e garantindo o atendimento às normas vigentes.

Respirável Grau D

Dentre as diversas aplicações do Ar Comprimido na indústria, este ar pode ser utilizado em proteção respiratória com demanda de ar, de forma a proteger o trabalhador de condições potencialmente insalubres.

Ofertado em cilindros para máscaras autônomas e nos respiradores ligados em linhas de ar, proveniente de compressores.

A LBN Análises pode auxiliar sua empresa na avaliação da qualidade do ar respirável. Contamos com especialistas sobre o assunto da qualidade do Ar Respirável Grau D.

Para ser classificado como Ar Respirável Grau D, sua qualidade deve satisfazer aos parâmetros estabelecidos na Norma Brasileira ABNT NBR – 12543, que dita os mesmos parâmetros estabelecidos pela OSHA em RESPIRATORY PROTECTION STANDARD 29 CFR 1910.134, estando desta forma em conformidade com o PPR – Programa de Proteção Respiratória da FUNDACENTRO, no que rege as especificações para respiradores de adução de ar, devendo fornecer ar respirável conforme especificado neste documento e definido pela ANSI Z86.1-1989/ CGAG7.1 

ParâmetroReferencia - ABNT/NBR - 12543
Monóxido de Carbono≤ 10 ppm
Dióxido de Carbono≤ 1000 ppm
Oxigênio19,5 a 23,5 %
Ponto de Orvalho< 10 °C
Óleo≤ 5 mg/m3
Odorisento
Image

Ar Medicinal

Destinado a uso terapêutico, adotado em ventilação mecânica, inaladores, incubadoras, anestesias e secagem de equipamentos, além do uso em equipamentos pneumáticos de uso hospitalar.

O AR Medicinal é gerado por meio de compressores e passado por sistemas de filtros para purificação, de forma a obter o Ar Medicinal com as características preconizadas pela norma ABNT/NBR 12188.

Também pode ser ofertado através de bateria de cilindros, devendo ser garantida a mesma qualidade definida para geração em compressores

Image
Image
ParâmetroReferencia - ABNT/NBR - 12188
Nitrogêniobalanço
Oxigênio20,4 a 21,1 %
Dióxido de Carbono≤ 500 μg/g máx. v/v
Monóxido de Carbono≤ 5 μg/g máx. v/v
Dióxido de Enxofre1 μg/g máx. v/v
Óxidos de Nitrogênio2 μg/g máx. v/v
Óleo e Partículas Sólidas0,1 mg/m3 máx. v/v
Vapor de Água67 μg/g máx. v/v (-45,5/°C)

Ar de Uso Geral

Ar comprimido utilizado na indústria em atividades de jateamento, pintura, sistemas de acionamento de equipamentos pneumáticos (exceto para fins farmacêuticos, alimentícios ou onde o ar esteja em contato com produto de consumo humano) e em alguns casos limpezas de peças.

 

Image