Microbiologia dos Alimentos na Indústria Alimentícia

A microbiologia dos alimentos é uma área que abrange o estudo dos microrganismos, (bactéria, bolor, levedura…), os quais podem ter efeitos nocivos, ou benéficos na qualidade dos alimentos. A Microbiologia dos alimentos estuda a biologia geral dos microrganismos que são encontrados em alimentos, como: as características de crescimento, identificação, sobrevivência e patogêneses.

As áreas que se referem à microbiologia dos alimentos são doenças de origem alimentar, deterioração dos alimentos, preservação dos alimentos, e legislação dos alimentos.

Os microrganismos nos alimentos são os responsáveis por alterações químicas prejudiciais, causando a deterioração microbiana. A deterioração resulta em alterações de cor, odor, sabor, textura e aspecto do alimento.

Microrganismos Patogênicos

São os principais causadores de doenças, e podem apresentar riscos a saúde, podendo afetar tanto o homem como os animais. As características das doenças que esses microrganismos causam, dependem muito de uma série de fatores inerentes ao alimento.

Bolores

Quando presentes nos alimentos, eles causam emboloramento, causando deteriorações por conta da produção de micotoxinas. A maioria dos bolores requer menor umidade do que a bactéria, por isso deterioram alimentos como vegetais e produtos de panificação.
Antes de comer qualquer alimento é importante verificar se ele não está embolorado. O correto é jogar o alimento no lixo, pois ingerir um alimento com o bolor presente, pode causar diarreia, alergias respiratórias e intoxicação alimentar.

Leveduras

Vivendo em locais com presença de matéria orgânica, as leveduras são classificadas no reino dos fungos  e também podem causar doenças. Entre as mais conhecidas, está a candidíase. No entanto é utilizado beneficamente na indústria alimentícia na produção de cerveja, vinho e pães.

Bactérias:

Para saber mais sobre bactérias patogênicas, preparamos um post específico sobre o assunto. Acesse aqui!

Microbiologia dos alimentos na indústria alimentícia

As análises laboratoriais são fatores essenciais no controle microbiológico dos alimentos, para identificar microrganismos presentes nos alimentos. A indústria alimentícia tem como dever legal e moral de fornecer aos  consumidores, alimentos que atendem a todos quesitos de segurança e qualidade estabelecida.

O processo de análise microbiológica pode ser estabelecido desde as matérias primas, produto final e no controle de contaminação dos utensílios e manipuladores utilizados na fabricação dos produtos. Este controle pode ser realizado com o intuito de verificar se o produto sofreu algum tipo de contaminação, e se está seguro para ser comercializado ou mesmo se o processo de higienização está sendo eficaz.

No Brasil a Resolução RDC 12 de 02 de janeiro de 2001 é quem determina os critérios para a Conclusão e interpretação das Análises Microbiológicas dos Alimentos destinados ao consumo humano, que são indispensáveis para a avaliação das Boas Práticas de Produção de Alimentos e prestação de serviços.

Temos um post exclusivo sobre a RDC 12. Acesse aqui!

Análise de Perigo e Pontos Críticos de Controle

Podemos destacar também o sistema APPCC (Análise de Perigo e Pontos Críticos de Controle) que tem por finalidade garantir a qualidade dos processos de produção, manipulação, distribuição e consumo de alimentos  através dos riscos físicos, químicos e biológicos. Conheça um pouco mais sobre o sistema APPCC acessando aqui.

A manipulação de alimentos é crucial dentro do processo alimentício, como a organização do local sendo somente com os itens que serão utilizados, evitando os acúmulos e mantendo o ambiente sempre limpo.

É importante ficarmos atentos em um controle de qualidade rigoroso, de alimentos e seus microrganismos, garantindo que os produtos oferecidos ao mercado estejam dentro de um padrão de segurança alimentar.

Entre em contato e solicite seu orçamento.

O site da ANVISA possui informações sobre, manipulação de alimentos ou orientações. Acesse aqui

 

Postagens Similares:

RDC 12: A Legislação de Microbiologia de Alimentos

Microbiologia de Alimentos – Principais Bactérias Patogênicas

RDC 14 – Microscopia de Alimentos

Consequências da falta de segurança alimentar

A importância das boas práticas durante a manipulação de alimentos

Compartilhe esta notícia!

Deixe seu comentário

Your email address will not be published.