Microbiologia dos Alimentos na Indústria Alimentícia

A microbiologia dos alimentos é uma área que abrange o estudo dos microrganismos, (bactéria, bolor, levedura…), os quais podem ter efeitos nocivos, ou benéficos na qualidade dos alimentos. A Microbiologia dos alimentos estuda a biologia geral dos microrganismos que são encontrados em alimentos, como: as características de crescimento, identificação, sobrevivência e patogêneses.

Os microrganismos nos alimentos são os responsáveis por alterações químicas prejudiciais, causando a deterioração microbiana. A deterioração resulta em alterações de cor, odor, sabor, textura e aspecto do alimento.

Microbiologia dos alimentos na indústria alimentícia

As análises laboratoriais são fatores essenciais no controle microbiológico dos alimentos, para identificar microrganismos presentes nos alimentos. A indústria alimentícia tem como dever legal e moral de fornecer aos  consumidores, alimentos que atendem a todos quesitos de segurança e qualidade estabelecida.

O processo de análise microbiológica pode ser estabelecido desde as matérias primas, produto final e no controle de contaminação dos utensílios e manipuladores utilizados na fabricação dos produtos. Este controle pode ser realizado com o intuito de verificar se o produto sofreu algum tipo de contaminação, e se está seguro para ser comercializado ou mesmo se o processo de higienização está sendo eficaz.

No Brasil a Resolução 331 e a Instrução Normativa N. 60 é quem estabelecem os padrões microbiológicos em em alimentos destinados ao consumo humano.

Análise de Perigo e Pontos Críticos de Controle

Podemos destacar também o sistema APPCC (Análise de Perigo e Pontos Críticos de Controle) que tem por finalidade garantir a qualidade dos processos de produção, manipulação, distribuição e consumo de alimentos  através dos riscos físicos, químicos e biológicos. Conheça um pouco mais sobre o sistema APPCC acessando aqui.

A manipulação de alimentos é crucial dentro do processo alimentício, como a organização do local sendo somente com os itens que serão utilizados, evitando os acúmulos e mantendo o ambiente sempre limpo.

É importante ficarmos atentos em um controle de qualidade rigoroso, de alimentos e seus microrganismos, garantindo que os produtos oferecidos ao mercado estejam dentro de um padrão de segurança alimentar.

Entre em contato e solicite seu orçamento.

O site da ANVISA possui informações sobre, manipulação de alimentos ou orientações. Acesse aqui

Deixe seu comentário