LBN

Ambiente Climatizado | Bem estar e conforto ao seu alcance

26/08/2016
Avatar for Lbn AnálisesLbn Análises
ambiente climatizado conforto

Seja em casa, no trabalho ou em um estabelecimento qualquer, estar em um ambiente climatizado gera uma sensação de bem estar e conforto para os ocupantes. De outro lado, o calor excessivo gera desconfortos e em muitos casos refletem em problemas como dores de cabeça, aumento dos níveis de estresse, suor excessivo entre outros sintomas.

ambiente climatizado conforto

Um local de trabalho onde o ambiente climatizado não é devidamente controlado, com temperatura e umidade altas, tendem a diminuir a produtividade dos colaboradores e inclusive o aumento do absenteísmo onde a manutenção do sistema de ar climatizado também é ignorada.
O desconforto constante torna-se uma distração para o trabalhador, influenciando diretamente na qualidade do serviço prestado pois esta sensação está no grupo de necessidades fisiológicas do ser humano, tornando difícil realizar até as atividades mais simples de seu dia-a-dia.

O ambiente climatizado em empresas gera um aumento na produtividade em torno de 8% a 15%

Estudos realizados nos Estados Unidos mostram que locais de trabalho com temperaturas confortáveis aos funcionários, desencadeiam um aumento na produtividade em torno de 8% a 15%.
A aquisição do ar condicionado para uma empresa é um ótimo investimento, resultando não só em uma melhor performance aos funcionários como também mais qualidade de vida.
É comum nas empresas ocorrerem desentendimento entre colaborares devido a escolha da temperatura ideal no ambiente climatizado. As queixas em prol das baixas temperaturas normalmente partem do público feminino, devido ao fato das mulheres sentirem mais frio que os homens. Um estudo realizado pelos cientistas da Universidade de Maastricht, na Holanda, mostra que a sensibilidade térmica feminina está ligada diretamente com o metabolismo menos acelerado em comparação ao do homem.
O uso do ar condicionado deve visar o bem-estar de todos, sendo necessário o consenso de ambas as partes.
De acordo com a Resolução RE 09, 2003 – A ANVISA que determina a qualidade do ar de ambientes climatizados de uso público e coletivo, a temperatura ideal para um ambiente climatizado deve estar de 23°C a 26°C, algo mediano e imparcial.

A importância da Temperatura, umidade e velocidade em um ambiente climatizado

Além da temperatura, fatores como a umidade relativa e velocidade do ar são responsáveis pelos níveis de conforto e bem-estar de um ambiente climatizado. A Resolução RE 09, 2003 determina estes limites, onde SEMESTRALMENTE deverá ser realizada uma análise da qualidade do ar climatizado para verificar os limites de conforto e parâmetros como nível de dióxido de carbono, poeira total e identificação de fundos para averiguar se o ambiente climatizado não é nocivo à saúde.

Temperatura:

Ao falar sobre o conforto de um ambiente climatizado atribuímos este benefício a temperatura que ele se encontra. Recomenda-se a execução das temperaturas de Bulbo Seco em condições internas para o verão variando de 23°C a 26°C e durante o inverno deve estar em torno de 20°C a 22°C.
Em ambientes de arte (Museus, pinacotecas e etc.) as temperaturas devem estar entre 21°C e 23°C.
As temperaturas mais altas para um ambiente climatizado podem ser de 26,5°C a 27°C e em áreas de acesso (Passagens entre um ambiente interno e externo) a temperatura máxima é de 28°C.

Umidade Relativa:

A Umidade Relativa interfere na qualidade do ar de um ambiente climatizado, principalmente durante a estiagem de chuvas em que o ar se encontra parcialmente seco, outro papel relevante da umidade é auxiliar no combate aos fungos que se desenvolvem em condições de baixa umidade. A Resolução 09 da ANVISA recomenda equilibrar os níveis de umidade de um ambiente no verão em torno de 40% a 65% e durante o inverno os níveis devem estar em torno de 40% a 55%. Somente em ambientes de arte este padrão deve ser aplicado de forma diferente, mantendo a umidade em 40% a 55%, isto independente das condições climáticas externas com a intenção de não causar danos as obras de arte ali expostas.

Velocidade do Ar:

A velocidade do ar deve estar dentro do VMR (Valor Máximo Recomendável), estando em um nível de 1,5m do piso e na região de influência da distribuição do ar é de menos 0,25 m/s. Esta medida visa a identificar o desconforto causado pelo “vento” que chega diretamente ao usuário do ambiente.

Análise da qualidade do ar em ambiente climatizado

Lembrando, equipamentos de ar condicionado necessitam de cuidados específicos como a manutenção periódica, regida pela Resolução 3523.
Após realizar a manutenção periódica em um local de uso público e coletivo é necessário solicitar a análise de ar climatizado para avaliar parâmetros de conforto como temperatura, umidade e velocidade do ar e localizar substâncias prejudiciais à saúde que podem passar desapercebidas no ar.
Através do laudo emitido, é possível otimizar seu serviço de ar climatizado e deixá-lo de acordo com as exigências da Resolução 09 da ANVISA, que fiscaliza ambientes climatizados estão dentro dos parâmetros de segurança estabelecidos em sua legislação vigente para que não ocasione danos à saúde pública, o descumprimento das normas resultam na aplicação de multas que variam de R$2.000 a R$200 mil reais além de prejudicar a reputação de um estabelecimento.
Com mais de 15 anos no mercado o laboratório LBN Análises é especialista em análise de qualidade do ar e através de nossos relatórios de ensaio, auxiliamos estabelecimentos de diversos segmentos a estar de acordo com a legislação vigente da ANVISA, zelando pela saúde pública e levando mais qualidade de vida a você e aos demais ao seu redor.

Entre em contato conosco hoje mesmo e agende sua análise.

Leave a comment