LBN

Limpeza do Ar Condicionado: 5 Motivos Para Realizá-la

07/08/2018
Avatar for Lbn AnálisesLbn Análises
Limpeza do ar condicionado

O ar condicionado é essencial para manter o conforto térmico de ambientes. No Brasil, um país tropical, o uso do aparelho é constante, principalmente, no ambiente empresarial. Dessa maneira, é fundamental que a limpeza do ar condicionado seja realizada com frequência, garantindo assim a boa qualidade do ar interior.

Você costuma realizar a limpeza do ar condicionado? Saiba que esse hábito de limpeza e manutenção é obrigatório para ambientes de uso público e coletivo que possuem sistema de climatização.

Sobre a lei do ar

Através da lei Nº 13.589, RE 09 e da Portaria Nº 3.523 fica obrigatório a implantação do Plano de Manutenção Operação e Controle (PMOC) e a execução da análise da qualidade do ar. O PMOC é um conjunto de documentos que constam dados da edificação, do sistema de climatização, procedimentos e rotinas de manutenção e limpeza, comprovados por um engenheiro.

A análise da qualidade do ar verifica se os padrões de temperatura, umidade, velocidade, concentração de dióxido de carbono, aerodispersoides e fungos estão de acordo com as normas da RE 09. O não cumprimento das normas pode acarretar multas e penalidades que variam entre R$2.000,00 à R$1.500.000, 00 de acordo com a gravidade.

Limpeza do ar condicionado

O aparelho de ar condicionado filtra o ar e armazena vários resíduos em seus filtros. Quando uma parcela significativa de colaboradores dentro de um edifício apresentam sintomas de tosses, alergias e demais irritações, é conhecido como Síndrome do Edifício Doente. O acúmulo de sujeira e impurezas causa diversas doenças respiratórias.

A Anvisa, órgão responsável pela fiscalização da lei, exige que a limpeza do ar condicionado seja realizada periodicamente. Para isso, empresas especializadas em manutenção de ar são as mais indicadas para realização do processo, pois contam com técnicos capacitados para tal função.

A norma NBR 16401-3 determina os tipos de filtros para cada tipo de ocupação e deve ser usada como referência para a troca dos mesmos.

Abaixo você encontra uma lista com 5 motivos para a realização da limpeza do ar climatizado.

5 Motivos para realizar a limpeza do ar condicionado

  1. Um aparelho limpo consome menos energia;
  2. A sujeira reduz o tempo de vida útil do aparelho;
  3. A sujeira pode prejudicar a performance do ar condicionado;
  4. A frequente limpeza do ar condicionado diminui a incidência de doenças respiratórias;
  5. Colaboradores doentes podem causar acúmulo de trabalho e baixo rendimento da empresa.

O bem-estar de seus colaboradores

Agora você já está ciente que a limpeza do ar condicionado é essencial para o bem-estar e a produtividade de seus colaboradores.

Portanto, procure adequar-se aos parâmetros exigidos pela legislação, afinal, a lei abrange todo o território nacional. Faça a limpeza do ar condicionado com frequência e realize a análise de qualidade do ar semestralmente com empresas especializadas, evitando multas e transtornos.

Leave a comment