LBN

Qualidade do ar climatizado e 6 benefícios ao mantê-la

15/06/2015
Avatar for Lbn AnálisesLbn Análises
qualidade do ar climatizado em empresas

Os climatizadores são utilizados com a finalidade de trazer conforto a partir do resfriamento do ar ambiente. Nada melhor que fechar as janelas e as portas, ligar o ar condicionado e deixar o calor para o lado de fora, mas você tem conhecimento de como se encontra a qualidade do ar climatizado que você respira?

qualidade do ar climatizado em empresas

Que tais equipamentos exigem uma série de cuidados, até aí não é nenhuma novidade. Mas você sabia que sem os devidos cuidados de manutenção e sem a análise de qualidade do ar climatizado estes aparelhos podem trazer inúmeros prejuízos à nossa saúde? Além de danificar o funcionamento de seu equipamento de ar condicionado que provavelmente não foi barato.

Você sabe quais são os benefícios de manter a qualidade do ar climatizado? Então conheça-os a seguir!

Quais os benefícios da limpeza do sistema de climatização?

Climatizadores que não são limpos periodicamente acumulam sujeiras e poluentes biológicos, físicos e químicos provenientes do ar ambiente, o que acarreta problemas à saúde e prejudica o funcionamento do equipamento. Veja os benefícios de executar a limpeza e manutenção regularmente e, assim, manter a qualidade do ar climatizado:

Redução de problemas de saúde

Fungos, bactérias, fumaça de cigarro e de veículos acumulados nos climatizadores causam vários problemas de saúde. Doenças pulmonares crônicas, infecções respiratórias, câncer de pulmão, congestão nasal e ressecamento ocular estão entre os riscos de se conviver continuamente em interiores com ar climatizado de má qualidade.

Cabe ressaltar que crianças e pessoas com problemas respiratórios, pulmonares, alérgicos e cardiovasculares estão sob risco ainda maior de desenvolver esses problemas de saúde.

Diminuição de faltas e afastamentos do trabalho

Os problemas de saúde provocados pela permanência em interiores com ar condicionado que não é mantido adequadamente estão entre as principais causas de afastamento do trabalho.

Como a limpeza periódica dos climatizadores reduz a ocorrência desses problemas, as faltas também são reduzidas.

Aumento da produtividade de funcionários

Com a melhoria da qualidade do ar climatizado, os funcionários das empresas que utilizam esses equipamentos terão menos problemas de saúde e mais conforto, aumentando a sua produtividade e satisfação no trabalho.

Redução do consumo energético pelos climatizadores

A falta de manutenção dos climatizadores sobrecarrega o seu sistema e, consequentemente, aumenta o consumo enérgico do aparelho. Dessa maneira, a manutenção periódica restabelece o funcionamento, otimizando o consumo de energia elétrica e reduzindo consideravelmente a sua conta de luz.

Aumento da vida útil do equipamento climatizador

Climatizadores que passam longos períodos sem limpeza e manutenção podem ter as peças e funcionamento danificados, o que diminui o tempo de vida útil do equipamento.

Adequação da qualidade do ar à legislação brasileira

No Brasil, a portaria RE 09, de 16 de janeiro de 2003 regulamenta a qualidade do ar climatizado e determina os padrões de referência químicos e biológicos do ar de interiores climatizados. Manter as características do ar climatizado em conformidade com as especificações dessa portaria previne multas pela vigilância sanitária, além de aumentar a qualidade de vida dos ocupantes.

Como é feita a análise da qualidade do ar climatizado?

Para se certificar de que a limpeza e manutenção dos sistemas de climatização estão adequadas e que o ar encontra-se dentro dos padrões de qualidade estabelecidos pela portaria da RE 09 – ANVISA, é importante realizar uma análise periódica.

Isso é feito a partir de amostras de ar que são retiradas do interior de ambientes climatizados e, depois, levadas para o laboratório onde são feitos testes que fazem o diagnóstico das características químicas e biológicas das amostras de ar e as comparam com parâmetros estabelecidos na resolução.

Após a análise do ar, é feito um relatório técnico que é assinado por um profissional qualificado. Caso as características do ar não estejam em conformidade com as especificações da RE 09 –  ANVISA, são indicados procedimentos de correção e, posteriormente, é executada uma nova análise.

Cabe lembrar que existem empresas especializadas na manutenção do ar climatizado para corporações, residência e centros comerciais. Está pensando em melhorar a qualidade do ar de seu climatizador? Então entre em contato conosco através dos comentários e tire suas dúvidas!

Leave a comment