Limpeza de caixa d’água: 9 passos para fazer do jeito certo

Quando a última vez que foi feita a limpeza da caixa d’água da sua casa? Se você não sabe a resposta, saiba que a falta de limpeza e de cuidados com a caixa d’água resulta na criação de limo, lodo, entre outros resíduos e pode servir de alojamento para animais pequenos e insetos como o mosquito da dengue.

Limpeza da caixa d'agua

Segundo a ANVISA, a caixa d’água deve ser limpa de forma semestral, garantindo uma água potável, de qualidade e livre de impurezas prejudiciais à saúde.

Caixas d’água maiores normalmente encontradas em condomínios, edifício comerciais e empresas, é necessário contratar sempre um prestador de serviço especializado por questões de segurança, entretanto em residências a limpeza da caixa d’água pode ser realizada pelos próprios donos de forma prática e simples, seguindo o passo-a-passo elaborado pelo Ministério da Saúde.

PASSO 1:

Feche o registro e esvazie a caixa d’água, abrindo as torneiras e dando descargas.

PASSO 2:

Quando a caixa estiver quase vazia, feche a saída e utilize a água que restou para a limpeza da caixa e para que a sujeira não desça pelo cano.

PASSO 3:

Esfregue as paredes e o fundo da caixa utilizando panos e escova macia ou esponja. Nunca use sabão, detergente ou outros produtos.

PASSO 4:

Retire a água suja que restou da limpeza, usando balde e panos, deixando a caixa totalmente limpa.

PASSO 5:

Deixe entrar água na caixa até encher e acrescente 1 litro de água sanitária (2,0% a 2,5%) para cada 1.000 litros de água.

PASSO 6:

Aguarde por duas horas para desinfecção do reservatório.

PASSO 7:

Esvazie a caixa. Esta água servirá para limpeza e desinfecção das canalizações e do domicílio.

PASSO 8:

Tampe bem a caixa d’água para que não entrem pequenos animais ou insetos.

PASSO 9:

Anote a data da próxima limpeza do lado de fora da caixa.

Para um controle maior sobre limpeza de caixa d’água recomenda-se avaliar a qualidade da água através de análise microbiológica e físico-química, garantindo que a limpeza foi bem executada.

Portanto organize-se e saiba quando realizar a limpeza da caixa d’água.

Postagens Similares:

Como é feita a análise de água na minha empresa?

Compartilhe esta notícia!

Deixe seu comentário

Your email address will not be published.