Ar Condicionado x Consumo de energia: 9 dicas para reduzir gastos

Durante o verão é comum notarmos um aumento na procura pelo ar condicionado em lojas, porém mesmo com seu preço cada vez mais acessível um tabu em torno de seu consumo de energia deixa o consumidor receoso no ato da compra.

Ar Condicionado x Consumo de energia: 9 dicas para reduzir gastos

Sim! É comum notarmos um aumento em nossa conta de luz após a utilização do ar condicionado, porém o consumo de energia varia de acordo com o modelo do equipamento e quais as práticas aplicadas durante seu uso, manuseio e instalação.

Portanto confira à seguir 9 dicas que irão auxilia-lo a utilizar do conforto e bem-estar do ar condicionado sem gastos exagerados com energia elétrica:

  • Faça a instalação do ar condicionado respeitando as instruções do fabricante e optando somente por profissionais qualificados. A instalação realizada de forma indevida irá resultar no mal funcionamento de seu equipamento, provocando um consumo de energia maior.
  • Antes da compra do ar condicionado certifique-se de que a potência do equipamento corresponda as proporções do local onde será instalado. Equipamentos menos potentes em locais de grandes proporções serão forçados a trabalhar mais, consumindo mais energia elétrica e climatizando o ambiente de maneira insatisfatória.
  • Dê preferência à aparelhos com tecnologia inverter, estes modelos são voltados à economia de energia pois climatizam o ambiente com rapidez e ao atingir a temperatura determinada ele trabalha em menor velocidade mantendo o ambiente refrigerado e consumindo menos energia.
  • Quanto maior a potência de seu equipamento, maior será seu consumo de energia, porém a aquisição de um aparelho menos potente não será uma medida econômica, logo que o mesmo será forçado a trabalhar mais e consumindo mais energia, portanto opte somente por modelos adequados a área a ser climatizada
  • Não desligue o ar condicionado caso você se ausente por até meia hora. Ao religa-lo a temperatura ambiente não será a mesma, forçando seu aparelho a trabalhar mais na tentativa de refrigerar todo o local.
  • Enquanto o ar condicionado estiver em funcionamento portas e janelas devem se manter fechadas, não permitindo à entrada do ar quente externo que irá forçar seu aparelho a trabalhar mais para refrigerá-lo também.
  • Mantenha os filtros de seu equipamento limpos e livre de obstruções, pois em más condições a circulação do ar no interior do ar condicionado é dificultada, forçando seu aparelho a trabalhar mais para realizar atividades simples.
  • Prefira equipamentos que possuam o selo da Procel e boas classificações quanto a seu consumo de energia.

Após adotar estas recomendações será possível reduzir gastos e ainda utilizar dos benefícios do ar condicionado, amenizando seu impacto no valor da conta de luz ao final do mês.

Postagens Similares:

Conheça os benefícios do Ar Condicionado Inverter

Ar Condicionado x Riscos de Incêndio: A prevenção começa antes do uso

Climatizador ou ar condicionado? Em qual devo investir?

Qualidade do ar climatizado e 6 benefícios ao mantê-la

Eco-Cooler: Faça seu Ar Condicionado a partir de materiais recicláveis

Compartilhe esta notícia!

Deixe seu comentário

Your email address will not be published.