LBN

Eco-Cooler: Faça seu Ar Condicionado a partir de materiais recicláveis

22/11/2016
Avatar for Lbn AnálisesLbn Análises
Eco-Cooler

Nos últimos anos o Ar condicionado vem perdendo cada vez mais seu posto de artigo de luxo em residências, contar com um método eficiente para aliviar-se do calor excessivo durante os dias quentes não se trata apenas de uma questão de conforto, e sim de saúde!

Mesmo com este equipamento barateando-se cada vez mais, ele ainda se mantém inacessível a uma parcela da sociedade seja pelo seu preço em si ou receio de um aumento significativo no valor da conta de luz no fim do mês, trazendo à tona a utilização de equipamentos menos potentes com valor mais acessível como os ventiladores convencionais e também os climatizadores de ar portáteis.

Porém existem regiões sem acesso a recursos básicos como energia elétrica, ficando sem alternativas para enfrentar as épocas de altas temperaturas, assim como ocorre em Bangladesh, um país da Ásia com infraestrutura precária sem acesso ao mínimo do mínimo, como água potável, saneamento básico e muito menos eletricidade. As temperaturas no verão ficam em torno de 45°, problema potencializado pelo fato das moradias nesta região serem construídas em materiais como lata e metais, tornando a sensação térmica no interior das residências ainda pior.

Foi neste cenário precário e sem acesso a recursos essenciais que Ashis Paul, um dos habitantes do vilarejo de Daulatdia,

Visão externa de um 'Ar Condicionado sustentável' (Eco-Cooler) instalado em uma janela
Visão externa de um ‘Ar Condicionado sustentável’ (Eco-Cooler) instalado em uma janela

também localizado em Bangladesh, criou um sistema de ar condicionado construído a partir de garrafas Pet e papelão, materiais que até então eram descartados de forma incorreta em seu país, sendo que a partir deste processo de reciclagem Ashis Paul dá aos habitantes da região sem acesso à energia elétrica algo que parecia impossível, um ‘Sistema de ar condicionado’ que necessita apenas do vento para funcionar.

Interior de uma tipica moradia de Bangladesh com Eco-Cooler instalado em sua janela
Interior de uma tipica moradia de Bangladesh com Eco-Cooler instalado em sua janela

A invenção de Ashis Paul tem a capacidade de diminuir a temperatura de um ambiente em até 5°C após instalado na janela das residências, tal resultado é obtido pois o ar entra quente pela parte maior da garrafa que fica do lado de fora da casa, sendo que no momento quando o ar passa pela parte afunilada e estreita da garrafa ele se comprime e esfriando-se e oferecendo um vento mais ‘frio’ similar ao ocorrido em equipamentos de ar.

Tal conceito explica-se pelo fato de ao expiramos o ar com a boca totalmente aberta ele sai quente, sendo que ao assoprarmos ele sai relativamente mais frio, exemplificando este é o processo de funcionamento da invenção de Ashis Paul.

 

O processo de construção é muito simples e pode ser reproduzido facilmente seguindo o passo-a-passo abaixo:

eco-cooler-passo-1eco-cooler-passo-2eco-cooler-passo-3
PASSO 1
Junte muitas garrafas de refrigerante e água (Garrafas Pet convencionais por exemplo).
Quanto maior o nível de estreitamento entre o ponto de armazenamento do líquido e seu local de saída melhor.
PASSO 2
Meça o tamanho da janela para a qual você irá fazer o Eco-Cooler.
E corte uma placa de algum material com no mínimo 2mm de espessura e que seja resistente (Papelão resistente, por exemplo).
PASSO 3
Faça furos na tábua de acordo com o tamanho da boca das garrafas escolhidas.
Certifique-se que os cortes sejam feitos com o diâmetro de uma garrafa de distância.
eco-cooler-passo-4eco-cooler-passo-5eco-cooler-passo-6
PASSO 4
Use uma tesoura e corte a garrafa ao meio, entre a região de armazenamento do líquido e seu local de saída.
PASSO 5
Corte o meio da tampa da garrafa deixando só as laterais para ajudar a segurar a garrafa na tábua.
PASSO 6
Encaixe a garrafa no furo deixando a parte maior para fora, e por dentro rosqueie-a com a tampa mantê-la presa. Repita o processo em todos os furos e encaixe o seu Eco-Cooler do lado de fora de sua janela.
Voluntários da "Grey Group" auxiliando na distribuição de Eco-Coolers em regiões carentes de Bangladesh
Voluntários da “Grey Group” auxiliando na distribuição de Eco-Coolers em regiões carentes de Bangladesh

 

Devido a notoriedade do ‘Ar Condicionado sustentável’ a Grey Group, uma companhia internacional de comunicação, encarregou-se de divulgar tal invento e apoia-lo distribuindo e instalando gratuitamente Eco Coolers construídos através de materiais recicláveis nas áreas carentes de Bangladesh permitindo que mais pessoas tenham alguma artimanha para lidar com o calor ,independente de suas condições financeiras ou de infraestrutura local.

Hoje em dia o Eco Cooler vem colecionando novos adeptos ao redor do mundo, seja por ser uma alternativa sustentável e amiga do meio ambiente ou devido ao poder de economia. O ‘Ar condicionado ecológico’ é muito prático de se confeccionar e pode ser uma boa pedida para se colocar testar durante este verão que se aproxima em nosso país.

Leave a comment