Limpeza ou troca do filtro de ar condicionado: Quando fazer?

A manutenção e a limpeza do filtro de ar condicionado são fundamentais para o bom desempenho do equipamento e garantia da qualidade do ar. Parece um pequeno detalhe, porém, quando a manutenção e a limpeza não são realizadas de forma adequada e na periodicidade certa, além da queda de desempenho do equipamento, a saúde de quem frequenta o ambiente também pode correr riscos!

Em um país tropical, onde algumas estações podem atingir mais de 40°, o ar condicionado é essencial para manter o conforto e o bem-estar. Por isso, cuidar da limpeza, especialmente do filtro de ar, é uma tarefa que não pode ser deixada de lado.

Porém, você sabe como e quando realizar a limpeza do filtro do seu ar condicionado? Então, vale a pena conferir!

Porque prestar atenção no filtro de ar condicionado?

O filtro é uma peça localizada dentro do equipamento que absorve toda a sujeita do ar, antes dele ser climatizado e lançado no ambiente.

filtro de ar condicionado

Quando o filtro não é limpo com regularidade, ele acaba acumulando muita sujeira, proporcionando um ambiente favorável para a proliferação de microrganismos nocivos à saúde. Muita gente não sabe, mas ar condicionado sujo é um ambiente ótimo para a proliferação de bactérias, como aquela que causa pneumonia. Por isso, é preciso prestara atenção!

A qualidade do ar é uma questão tão importante para a saúde, que a própria ANVISA já regulamentou os padrões a serem seguidos por quem usa o ar condicionado. As diretrizes da Resolução ANVISA 9/2003 devem servir como diretriz para quem possui o equipamento.

Limpeza ou troca do filtro de ar condicionado?

Para saber qual o melhor momento de realizar a limpeza do ser ar condicionado, o ideal é consultar as instruções do fabricante.  As recomendações costumam variar de acordo com o modelo e o uso.

Em geral, os filtros de nylon e metal devem ser limpos a cada dois meses. Já modelos de carvão não podem ser lavados e devem necessariamente ser trocados.

Uma dica interessante é observar o gasto na conta de luz. Caso note um gasto acima da média, é importante checar se o filtro está limpo. Afinal, filtro sujo costuma gastar mais energia!

Se mesmo depois de lavar o filtro ele apresenta manchas, ou ainda, não voltou a coloração normal, é hora de fazer a troca.

Da mesma forma, caso o aparelho não apresente a mesma eficiência após um período de troca, uma nova substituição deve ser feita.

Vida útil e recomendações do filtro de ar condicionado

Vale destacar que a vida útil do filtro pode variar de acordo com diversos fatores que vão desde o uso excessivo, presença de pessoas no ambiente, presença de animais, alto grau de poluição, entre outros.

Em determinados casos, alguns fabricantes já possuem protocolos de troca. É o caso de aparelhos residenciais que são utilizados somente no verão. Para esses casos, recomenda-se a troca a cada 1 ano. No caso de ambientes com animais ou pessoas alérgicas, a troca deve ser feita a cada 4 meses. Locais com grande fluxo de pessoas, podem demandar trocas com mais frequência. Por isso, é importante checar o aparelho com uma certa periodicidade.

Tanto no caso de troca quanto de manutenção, procure substituir as peças adequadamente e, na dúvida, não deixe de buscar ajuda especializada. Mais do que o ar fresquinho, é preciso garantir a boa saúde no ambiente.

Postagens Similares:

Manutenção do Ar Condicionado: Dicas para melhor realização

Limpeza do Ar Condicionado: 5 Motivos Para Realizá-la

Climatizador ou ar condicionado? Em qual devo investir?

A importância da renovação de ar em ambientes climatizados

Qualidade do ar climatizado e 6 benefícios ao mantê-la

Compartilhe esta notícia!

Deixe seu comentário

Your email address will not be published.